Na semana que passou trabalhei com meus alunos de segunda série,os cinco sentidos.Comecei perguntando a eles o que pensavam ao ouvir falar nos cinco sentidos,muitos foram os comentários:"é o que a gente sente/são sentimentos/é frio ou calor".Questionei então com que parte do corpo eles sentiam essas coisas,as crianças ficaram confusas ,então fizemos algumas experiências ,para que pudessem sentir de maneira mais concreta,os cinco sentidos.
Em copinhos pedi que experimentassem uma pitada de sal e depois de açucar,perguntei o que sentiam ,em que parte da boca sentiam.Em seguida conversamos então que esse sentido era o paladar ,que o órgão responsável era a língua,muitos ficaram surpresos ,pois no questionamento inicial ,pensavm que era a boca.
Isso me fez relembrar o texto que lemos na disciplina de ciências:" Repensando o ensino de Ciências a partir de novas histórias da ciência"(Russel Teresinha Dutra da Rosa)em que dizia:
"É a partir dos problemas e
interesses de nossos estudantes que podemos integrar novas informações e
conceitos, ampliando aquelas visões iniciais. A escola, geralmente por
desconhecer os conhecimentos prévios dos estudantes, simplesmente justapõe
novas informações às preexistentes sem chegar a transformá-las"
interesses de nossos estudantes que podemos integrar novas informações e
conceitos, ampliando aquelas visões iniciais. A escola, geralmente por
desconhecer os conhecimentos prévios dos estudantes, simplesmente justapõe
novas informações às preexistentes sem chegar a transformá-las"
através dessa experiência simples , feita com as crianças eles puderam perceber o que já sabiam e , principalmente reformular o que já era subentendido,de uma maneira gostosa e fácil,sem conceitos determinados ,pois eles construíram juntos,com diálogos e compreensão.
2 comentários:
Olá Viviane, espero que tudo esteja bem!
Através de teu relato percebi que conseguiste explorar de maneira espontânea o conhecimento dos teus alunos em relação ao cinco sentidos, fazendo com que eles construíssem os conceitos de forma prazerosa e criativa.
Teu embasamento teórico auxiliou na direção que tomaste para introduzir a tarefa e extigando- os a pensar a forma de se organizar.
Tua reflexão é significativa, pois demonstras teu envolvimento com o curso e está em processo de aprendizagem contínuo.
Um abraço, Rose
Prezada Viviane,
as suas postagens estão um pouco escassas neste semestre. Quero lembrá-la que o trabalho que você realiza agora vai poupar trabalho na redação final do portfólio, além da importância de manter em dia as reflexões sobre a aprendizagem.
Leonardo.
Postar um comentário