sábado, 6 de setembro de 2008

Projetos de Aprendizagens!

Começamos nesse semestre a trabalhar com projetos de aprendizagens,fiquei muito curiosa para saber algumas coisas sobre isso e veja no mapa conceitual o que descobri:


Num projeto de aprendizagem o aluno tem que ter espaço para pensar, criar, interagir, buscar soluções e fazer escolhas. E o professor acompanhar, estimular, orientar e intervir para que o aluno se desenvolva e aprenda cada vez mais.O aluno durante esse processo desenvolve competências para uma vida toda,o que vai determinar o desenvolvimento das competências não é determinado conteúdo curricular, mas o caminho percorrido para chegar ao desenvolvimento desejado, o processo - definir o que quer aprender, expressar idéias, buscar, selecionar, comparar informações, opinar, discordar, concordar, interagir, valorizar o outro, pedir ajuda e ajudar. E quem deve escolher o caminho, as estratégias, é o aluno. O professor tem papel fundamental nesse processo: precisa ser o orientador, intervir no processo para que o aluno aprenda mais, amplie seu potencial.


Veja mais no link:http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=88

1 comentários:

Suelen Assunção disse...

Viviane querida!
Que ótima reflexão acerca dos conceitos sobre o que é e como se faz um projeto de aprendizagem. Gostei também que conseguiste colocar em evidência a diferenciação entre projetos de ensino e de aprendizagem: diferença, esta, essencial para o andamento do trabalho.
O papel do aluno, do professor no processo também foram colocados em evidência por ti.
No entanto, quero atentar-lhe para alguns fatores estruturais do próprio mapa conceitual.
Veja bem: o mapa conceitual foi elaborado para criar vínculos entre conceitos.
Desta forma, dentro de cada retângulo azul, deve haver uma palavra [um conceito]. Assim, dentro do retângulo não pode conter frases.
E, entre dois conceitos, pode haver uma frase de ligação. E também, entre dois conceitos, deve haver sentido na ligação.
Só alguns "pitacos" de estruturação.
Beijão no coração
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V