domingo, 27 de setembro de 2009

A alfabetização crítica


Na atividade de Eja tinhamos que escrever uma sintese sobre o texto " A alfabetização ea pedagogia do empowerment politico " de Henry Giroux,o trabalho foi realiado em grupo e fiquei com parte sobre a alfabetização critica.


Uma alfabetização critica busca a emancipação do educando, não que isso garanta a liberdade do mesmo, mas o faz engajado e participativo na busca de sua história e futuro. O individuo alfabetizado torna-se agente na luta pela própria existência. A alfabetização pode servir na tomada de decisões em uma sociedade democrática que não fica submissa aos desejos dos ricos e poderosos.
Escolas e professores precisam desenvolver uma alfabetização onde alunos recuperarem suas próprias vozes, de modo que possam tornar a contar suas próprias histórias e, ao fazê-lo"conferir e criticar a história que lhes contam em comparação com a que viveram”


"..a alfabetização crítica significa fazer com que a individualidade de cada um esteja presente como parte de um projeto moral e político que vincula a produção do significado à possibilidade da ação humana, comunidade democrática da ação social transformadora" ( Giroux )

Ser alfabetizado não é só codificar letras e palavras, ser alfabetizado é poder entender o mundo ,é uma pré condição para a libertação da sociedade da opressão da classe dominante.É poder entender seu mundo e do outro e assim poder agir sobre ele e transformá-lo.

1 comentários:

Luciane Machado disse...

Viviane, trouxeste uma das idéias chaves do texto de Giroux, que é a leitura crítica do mundo, é para esta finalidade que a alfabetização deve caminhar, a emancipação dos alunos, a busca por mudança social , cultural.Gramsci no texto fala de hegemonia cultural é essa hegemonia que temos que mudar, dando lugar a diversidade cultural.Bjs