Fazendo uma reflexão de Eja e de Linguagem e Educação pude perceber o quanto a alfabetização por simples decodificação não faz sentido para o individuo que está sendo alfabetizado,tanto uma criança ou um adulto que está nessa fase precisa de significado pra compreender.
Pensando assim assim por que a instituição escolar não se preocupa com o letramento social?
A escola preocupa-se, com o letramento referente à escrita, a decodificação de letras e palavras, e muitas vezes não leva em consideração o letramento social, ou seja, aquele em que o aluno está inserido.
A escola está preocupada com ensino para promoção dentro da instituição, e fica presa a esse tipo de letramento em que a criança repete os códigos em que aprendeu nesse sentido acredito que falte um planejamento mais adequado no processo de alfabetização,onde se é levado em conta como esse individuo vive se ele escuta histórias antes de dormir se entende um rotulo,se compreende uma música se os pais em casa assistem o jornal, talvez inconscientemente os professores alfabetizadores não se dão conta que suas praticas de alfabetização poda os alunos ,já que são levados a só codificarem e não entendem o contexto social da escrita
Do mesmo modo se dá com a alfbetização de aultos ,não adianta somente ensinar a ler as letras é preciso ensinar a ler o mundo em que o individuo está, é preciso oferecer uma alfabetização critica ,onde ele possa perceber-se parte atuante da sociedade e que tem voz e vez na mesma.
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