quarta-feira, 5 de maio de 2010

Repensando...

Após os questionamentos da tutora Cátia,fiz algumas reflexões importantes.

Fui questionanda a pensar que tipo de aluno quero formar? Quero que meus alunos sejam sujeitos capazes de transformar o lugar onde vivem,que sejam critícos e capazes de argumentar em favor daquilo que pensam,dessa forma precisei olhar para minha prática e pude perceber que eu mudei desde o início de minha jornada até agora.
Acredito que a educação não é só o conteúdo, o aluno tem que estar pronto para a vida ,desta forma o papel do professor hoje é ensinar para a vida, para que seus alunos sejam capazes de ser autores de sua própria história ,que consigam pensar por suas cabeças e que não comprem idéias feitas.Que lutem por seus ideiais e persistam em seus sonhos ,isso é que qué ser autonomo em minha opinião.

Sei que essa transformação não acontece de uma hora para outra,mas se em meu estágio conseguir plantar uma sementinha já terá valido a pena.
Essa semente se planta,dando oportunidades para que o aluno reflita ,questione, explore, seja capaz de argumentar frente aquilo que lhe é proposto,seja capaz de pensar além daquilo que está no livro...

1 comentários:

Catia Zílio disse...

Olá, Vivi!
Posso por mais uma pulginha atrás de tua orelha???
Que mudanças concretas podes destacar em tua prática e quais meios tens usado para que teus alunos sejam mais autônomos?
Também aproveito para deixar um convite para a postagem de uma colega que trata da questão da autonomia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: http://peadportfolio131380.blogspot.com/2010/04/1-semana.html
Abraços, Cátia