domingo, 30 de maio de 2010

Aprendendo Juntos..

Nesta semana tratamos do assunto : Religiões africanas,passamos um pouco sobre como vieram as religiões africanas para o Brasil,as influências na religiões afro brasileiras,em atividades de leitura ,debate ,videos e palestra com o Babalorixá Pai Néco de Ogum sobre a religião afro.
As crianças tiveram bastante curiosidade sobre o assunto e durante a palestra fizeram muitas perguntas ao palestrante demsonstranto o quie tinham aprendido durante a semana.
Acredito que oferecer esse tipo de atividade as crianças é enriquecer o cotidiano delas fazer com que elas percebem as diferntes culturas e o que elas trazem a sociedade é muito importante para que desenvolvam o senso crítico ,pois a gente só teme o que não conhece e o conhecimeto nos leva a aceitação ou pelo menos a compreensão doa coisas do mundo.
Segundo Paulo Freire a educação libertadora é uma situação onde tanto professores quanto alunos devem ser os que aprendem, no entanto não é uma via de mão única, mas um caminho que juntos professores e alunos sejam sujeitos críticos no ato de conhecer.
Nesse sentido oferecer aos alunos a oprotunidade de vivenciar culturas diferentes é proporcionar aprendizado,é também mostrar aos alunos que não sabemos tudo e que é sempre hora de aprender,servindo de exemplo para eles que estamos sempre em busca do conhecimento.

1 comentários:

Catia Zílio disse...

Olá Viviane!
Concordo contigo que é importante trabalharmos as diferenças culturais em sala de aula, porém acredito que seja fundamental refletir sobre o que e como fazemos isso, de forma a não cairmos numa armadilha de preconceitos. Assim, penso que poderias buscar nas leituras da interdisciplina "Questões Étnico-raciais" (http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/etnico_raciais/) suportes e referenciais teóricos para aprofundar tuas reflexões sobre esta proposta.
Abraços, Cátia